segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Balanço Matrimonial

O mundo inteiro tem acompanhado, e principalmente o mercado financeiro, através de todos os tipos de mídia (escrita, televisiva, internáutica, etc), o que vem acontecendo com algumas grandes companhias norte americanas. Aparentemente a credibilidade de conglomerados financeiros tem sido alvo de ataques, que neste caso não são especulativos.

Em um primeiro momento o leitor deste texto deve ter pensado que houve um engano com relação ao título, pois o termo acima não é conhecido no mundo financeiro-contábil, "balanço matrimonial". Bem, para ficar mais claro, nossa intenção é traçar um paralelo entre o que está acontecendo com algumas empresas americanas e o que está sendo vivenciado em muitos casamentos.
As empresas em questão "mascaravam" seus números, seus balanços, dando a entender que eram sólidas, estáveis, lucrativas. De repente, o mercado financeiro norte americano começou a descobrir incoerências nos resultados financeiros destas empresas. Estavam aparentando algo que não eram! Seus balanços mostravam lucros, enquanto que a realidade era totalmente outra. Existem situações conjugais que funcionam da mesma maneira que algumas empresas americanas. Quantas vezes conhecemos um determinado casal e imaginamos que tudo está bem, quando de repente, o "mercado" passa a conhecer um outro cenário. O mais sério de tudo é que o próprio casal passa a acreditar em seu "balanço matrimonial". Existem maridos e esposas vivendo crises conjugais sem perceberem e/ou em algumas situações, sem querer encará-las.
Os mercados financeiros do mundo, e principalmente o norte americano ficaram tão surpresos com as revelações sobre empresas que "mascaravam" resultados que um enorme desequilíbrio foi gerado. Bolsas de Valores tiveram seus índices alterados, houve desvalorização do dólar face outras moedas (o Euro, por exemplo), investidores internacionais retiraram suas aplicações das bolsas americanas, para piorar a situação foi descoberto que muitos resultados "mascarados" gozavam do conhecimento de autoridades políticas. Caos total! Estamos vivenciando uma crise nos valores éticos, morais e mercadológicos da maior nação do mundo! Quando as relações conjugais entram em colapso os resultados não são diferentes: a família fica desestruturada, os filhos surpresos e com sentimento de frustração (em alguns casos, com sentimento de culpa), sentem-se desamparados, as famílias de origem do casal ficam sem saber o que fazer, os amigos nessas horas nem sempre são amigos, uns se aproximam querendo sinceramente ajudar, "outros chegam junto" tentando colher informações para por "a boca no trombone"! (muy amigos!), ainda tem aqueles que dizem: "eu sempre desconfiei!", "bem que eu dizia!",etc, etc.

Às vezes, os "balanços matrimoniais" são literalmente baseados na situação financeira da família, enquanto os cônjuges ou um deles estão financeiramente estáveis, à família vai muito bem (obrigado!), problemas não são percebidos, mas quando por qualquer circunstância o dinheiro sai de cena! "É um Deus nos acuda!".

Encarando a realidade

O governo norte americano para acalmar os ânimos convidou Alan Greenspan, atual presidente do Banco Central, homem de idade avançada, experiente, de grande reputação, para fazer uma análise, expor suas impressões, enfim, trazer uma palavra capaz de acalmar os mercados financeiros. Greenspan, para surpresa de muitos, "não passou a mão na cabeça" e fez um comentário que, creio eu, ficará para história do mundo financeiro: "Uma ganância infecciosa parece ter tomado de assalto boa parte de nossa comunidade de negócios!". Poderíamos adaptar para realidade matrimonial, as palavras de Greenspan, dizendo: "Um individualismo infeccioso parece ter tomado de assalto boa parte dos casamentos atuais".

"Auditores conjugais"

Outro escândalo causado no mercado financeiro norte americano foi à descoberta que empresas de auditoria de reputação "aparentemente" inabalável foram responsáveis por manipularem tais balanços financeiros. Um trabalho "cosmético" de dar inveja a muitos maquiadores profissionais ao redor do mundo! No casamento pode acontecer o mesmo! Existem situações em que um dos cônjuges finge estar tudo bem para não tocar no assunto, enquanto o outro sofre, em busca de uma solução. Em outras situações, o(a) "auditor(a)" é alguém da família ou amigo(a) que geralmente depois de um momento de compartilhar, de desabafo, o(a) mesmo(a) diz: "faça vista grossa, isso vai passar!".

Tratando dos "balanços"

Tratar os problemas conjugais sem mascará-los é fundamental para vivenciarmos relacionamentos saudáveis. É extremamente imprudente não confrontar situações que poderão, no futuro, enterrar "minas" na relação. "Minas" prontas para explodir! Obviamente o casal deve escolher o momento adequado para discutir seus problemas. Muitos casais se queixam, pois tentam resolver seus conflitos e nem sempre chegam ao fim do diálogo. Na maioria das vezes, o momento do diálogo não foi adequado. A Bíblia nos alerta: "Como maças de ouro em bandejas de prata assim é a palavra dita ao seu tempo". Provérbios 25:11.

Nas últimas décadas, especialistas em casamento chegaram a uma lista de ingredientes para a obtenção de um casamento bem sucedido. Perceba abaixo o terceiro item da lista:

1 - Boas expectativas quanto ao casamento.
2- Um conceito realista do amor.
3- Habilidade de expressar seus sentimentos.
4- Compreensão e aceitação das diferenças.
5-Habilidade de tomar decisões.
6-Mesma base espiritual e mesmos objetivos.

Como sempre tenho dito ao falar para casais, não é pelo simples fato de conhecermos métodos, comportamentos, características, etc, que estes elementos farão o casamento ser diferente. É necessário ter determinação e acima de tudo colocar a relação diante de Deus em oração. Tenho aprendido que a oração que mais funciona na relação conjugal não é aquela: "Senhor, muda minha esposa!", mas sim aquela: "Senhor, muda meu ser!".

Todos nós estamos sujeitos a mascarar nossos "balanços matrimoniais". Devemos fugir desta tentação

Edevaldo Shamá

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo