segunda-feira, 16 de julho de 2012

Males que Atingem a Família

O Salmo 127:1 diz assim: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam, …”
A Família, algo da maior importância na terra, está sendo triturada nas guerras da licensiosidade no mundo moderno. A Família, baluarte moral e construtivo, está sob verdadeiro assalto, conforme já nos advertiu o Espírito Santo por meio de Paulo ao inspirá-lo em II Timóteo 3, versos 1 a 3 : “Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Sem afeição natural, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, sem amor para com os bons.” Falando da impiedade que sobreviriam à humanidade nos últimos tempos, Paulo faz um retrato da sociedade moderna. Este é o contexto em que nós cristãos estamos inseridos, quer como indivíduos ou como família. O que estou tentando dizer é que a Família moderna está rodeada de embaraços no mundo atual e precisa da vigilância constante no Senhor.
Muitas são as vidas destroçadas pelos ataques constantes do diabo, sobrevindo de todos os lados e todas as direções, tendo como alvo a minha, e, também, a sua Família, pegando de “surpresa” os menos avisados, provocando males terríveis e às vezes irreparáveis à sociedade e a igreja. Nós obreiros temos em nossos ombros a responsabilidade de advertir, aconselhar e até mesmo ajudar, principalmente, aquelas Familias que nos procuram, buscando ajuda com problemas variados, às vezes simples porém às vezes complicadíssimos.
Problemas Que Atingem a Família
Por ser alvo constante das milícias infernais, debaixo de ataques permanente ela passa por problemas diversos. Agora, se queremos de fato contribuir positivamente, precisamos detectar as causas que estão trazendo tantos desastres. Sem a pretensão de trazer a solução definitiva para todos os males que atingem a família hoje, queremos indicar algumas causas e também apresentar algumas atitudes, Biblicamente corretas, diante das mesmas.
Separações, desquites e divórcios- Antes de qualquer coisa, quero lhes afirmar que o matrimônio não é uma conveniência social inventada pela humanidade para preencher uma necessidade ou condição temporárias, e, portanto não pode ser revisado ou abandonado conforme os caprichos de qualquer homem, ou grupos de homens. O matrimônio foi instituído por Deus Altíssimo e a sua relação para com a humanidade é tal que não se pode modificar, nem a parte considerada mais insignificante, sem graves consequências.
No capítulo 19 do Evangelho segundo escreveu Mateus a partir do verso 3 até o verso 9 há algo interessente sobre o assunto. Um grupo de fariseus se apresentaram a Jesus com uma pergunta capiciosa, como diz o próprio texto sagrado: “para testá-lo” . E a pergunta é a seguinte: “‘E lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?”. No Novo comentário da Bíblia Sagrada diz que “o motivo da pergunta era que existiam dois ensinamentos entre os rabis judaicos sobre o divórcio. Um recusava o divórcio, a não ser por infidelidade ou imoralidade; o outro o permitia por qualquer pretexto trivial.” No que Jesus lhes respondeu: “Não leste que no princípio o Criador os fez macho e fêmea, e disse: Portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”
A resposta de nosso Mestre Divino foi categórica e sem margem para argumentação alguma, pois Ele apelou para a autoridade das Escrituras Sagradas: Não leste…!
Após 40 dias de jejum, o tentador chegou-se a Jesus para tentá-lo, e a cada tentativa que o adversário fazia, a cada investida do inimigo, Jesus rebatia com uma resposta certeira, pois O fazia usando a autoridade dos Escritos Sagrados. Nas três resposta de nosso Senhor Jesus Cristo, Ele afirmou: satanás está escrito. Muitos tentam torcer a verdade, outros tentam fazer a mentira parecida com a verdade, já outros criam a sua própria verdade, porém a verdade genuína, não adulterada permanece para sempre porque Deus é o Guardião desta verdade e, por isso, não há argumento quando dizemos está escrito, assim como aquela pedra certeira na fronte de Golias o derrubou, a mentira se encurva diante da verdade, quando a exemplo de Jesus Cristo apelamos para autoridade da infalível, imutável palavra de Deus. Está escriiitooo…! Não há como mudar isto.
No verso 7 do capítulo 19 de Mateus, os fariseus insistem novamente com outra pergunta: “Perguntaram-lhe: Então por que mandou Moisés dar-lh carta de divórcio e repudiá-la?”
Esta segunda pergunta dos fariseus é embasada na Lei Mosáica e faz alusão ao texto que se encontra em Deuteronômio 24:1, que diz: “Se um homem tomar uma mulher, casar-se com ela, e esta depois deixar de lhe agradar por ter ele achado nela qualquer coisa indecente, escrever-lhe-á uma carta de divórcio, e lha dará na mão, e a despedirá da sua casa.” Ora, acerca do divórcio a Bíblia Sagrada é muita clara e não deixa margem alguma para aqueles que queiram passar por “desentendido” e que buscam, até mesmo, apoio nas Escrituras Sagradas para se justificarem. Veja o que Jesus fala sobre o divórcio no capítulo 5 de Mateus nos versos 31 e 32: “Também foi dito: Aquele que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade conjugal, faz que ela cometa adultério, e aquele que casar com a repudiada, comete adultério.” Vemos que Jesus repete resumidamente a instrução dada em Deut. 24:1 para depois Ele externar a sua posição sobre o assunto: “…Qualquer que repudiar sua mulher”. Jesus em contraste com Moisés, proibe absolutamente o divórcio . No Novo Comentário da Bíblia temos: “No seu ensino sobre o assunto em Mt. 19:3-9, se vê que a provisão mosaica se acomodava à natureza caída do homem. De vez que Jesus veio com o propósito de transformar a natureza humana, Ele repudia tal acomodação e restaura o quinhão primitivo”, isto é, na sua explicação sobre o assunto, o Senhor deixou Moisés de lado e se referiu à revelação primitiva no Éden.
Inimizades no lar, pais e filhos e vice-versa – Por viver num mundo materialista, as obras da carne se tornam evidentes, e na lista destas obras está a inimizidade(Gl 5:20) – fruto do diabo. Jesus predisse em Lucas 12:53:”O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai, a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra.” A família tem sido atingida em cheio por este dardo inflamado do diabo chamado “inimizadade”.
Inversão de Valores no Mundo Atual- Hoje, as informações chegam de maneira assustadora, em tempo real, através, principalmente, da Televisão e Internet e a família sente-se envolvida e os valores antes certos, agora são errados. Psicólogos, sociólogos, em nome da modernidade, tiram as forças dos pais, na educação de seus filhos, esquecem ou não conhecem Provérbios 13:24: ” O que retém a vara odeia a seu filho, mas o que o ama a seu tempo o disciplina.”
Mundanismo; perigo aos Costumes – Em I Cor.15:33 diz: “Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.” O mau uso da Televisão, Internet, por exemplo, traz malefícios ao lar, principalmente aos filhos em formação.
Esfriamento do Amor – Conforme predito por Jesus em Mt.24:12: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de quase todos esfriará.” A iniquidade é uma das marcas do anti-cristo cf. II Tes:2:7 e 8 , e tem se manifestado dentro da igrejas.
Como Foi nos Dias de Noé (Mt.24:38)
No capítulo 6:2 de Gênesis a Bíblia nos mostra como foi os dias de Noé: “…viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.” Jesus nos advertiu em Mt.24:37 e 38 : “Como foi nos dias de noé…, …casavam e davam-se em casamentos,…
Nos dias de Noé Deus destruiu o Mundo; Causa: desagregação da Família – Ao instituir o casamento, Deus o fez para que durasse para sempre. Entretanto o pecado trouxe consequências, que afetarm o relacionamento homem/mulher, conforme Gn.6:2. Esta atitude dos homens trouxe desagregação familiar. Isto era mau diante do Senhor, conforme Gn.6:5, que diz: “Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.” A situação tornou-se tão grave que corrompeu a terra(Gn.6:12). Então Deus julgou esta atitude dos homens(Gn 6:7) mas, foi preservada a Família Temente a Deus(Gn 7:1). Ora, o desejo de Deus até hoje é salvar a Família que teme o Seu nome desta geração corrupta e peversa, dominada por sentimentos egoístas e imediatistas, que não olha para o alto,mas somente para baixo, para as coisas que estão à sua volta.
A Providência de Noé ao sair da Arca: Levantou um Altar ao Senhor- Em Gênesis 8:18 e 20 temos: “Então saiu Noé, e com ele seus filhos, sua mulher, e as mulheres de seus filhos. …Então edificou Noé um altar ao Senhor,…
A Família deve-se colocar diante de Deus como manda Rm.12:1, em sacrifício vivo. A Bíblia diz que o Senhor aceitou a oferta de Noé, e estabeleceu um novo acordo(pacto) com o homem em Gn.8:21 e 22. Noé e sua família estavam experimentandoum novo relacionamento com o Criador, conforem Gn.9:11: “Estabeleço convosco a minha aliança:…”.
Como Fazer a Família Vitoriosa ?
Oração, Jejum e Vigilância – Jesus disse em Mt.17:21: “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão por meio de oração e jejum.” Há problemas, há dificuldades que só se resolvem por meio da oração e do jejum. Agora, a vigilância é essencial para preservar a vitória alcançada, e isto é para todos nós, conforme Mc.13:37: “O que vos digo, digo a todos : Vigiai !”
Culto Doméstico, o Fogo no Altar – No capítulo 6:8-13 de Levítico, Deus deu instruções sobre o holocausto. E nos versos 12 e 13 diz assim: “O fogo sempre se conservará aceso sobre o altar; não se apagará. Cada manhã o sacerdote acenderá lenha nele, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará.” Com esta lei, Deus desejava manter aceso o altar do holocausto, onde eram queimadas as ofertas pacíficas. Da mesma forma, a família nos dias atuais deve manter a comunhão com o Senhor, oferecendo-se como sacrifício vivo diante de Deus.
Aliado a tudo isto que nós falamos, queremos concluir dizendo que se faz necessário acrescentarmos a Compreensão o Diálogo e, por último, o Ensino, como disse Deus em Oséas 4:6; “O meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento.”

Rubens Dias Batista

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo