quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quando o Dinheiro Pode Atrapalhar o Seu Casamento

Pesquisa realizada com 913 brasileiras de 18 a 60 anos, que têm renda própria, revela que mais da metade está endividada (59%). A pesquisa mostra que 92% delas já conseguiram se livrar de alguma dívida, mas 45% voltaram a dever na praça. (Fonte: Sophia Mind – empresa do grupo de comunicação Bolsa de Mulher)

Independentemente do sexo, a grande oferta de crédito no mercado, a falta de educação financeira e as dívidas caríssimas são os principais motivos do endividamento de modo geral.

Porém, muitas vezes, homens e mulheres levam a desorganização financeira de sua vida de solteiros para dentro de seu casamento. Para auxiliar os casais brasileiros a organizar suas finanças, a Editora Mundo Cristão lança “Amor & Lucro” de Gary Chapman.

Segundo Chapman, este é um livro sobre casamento e dinheiro. Todavia, o problema, na verdade, não está no dinheiro, e sim no relacionamento que temos com ele. “Se as pessoas pudessem assumir uma perspectiva mais ampla no que se refere ao dinheiro — ou seja, se mudassem a maneira de pensar sobre ele — e descobrissem uma forma positiva de lidar com seus recursos financeiros, o dinheiro deixaria de ser uma área de conflito e se tornaria um recurso a mais na promoção da felicidade no casamento” – conclui o autor.

Trabalhando há mais de trinta anos como conselheiro conjugal, Dr. Chapman viu muitos casais discutirem sobre esse assunto e relata algumas das reclamações mais frequentes que ouviu em seu consultório, tais como:

“Ele conseguiria um emprego melhor, se tentasse encontrar.” “Ela gasta mais dinheiro do que ganhamos juntos, e olha que nós dois temos ótimos empregos.” “Nunca sei de quanto dinheiro dispomos porque ele não me deixa ver o saldo de nossa conta-corrente. Ele faz investimentos ridículos. Já perdeu milhares de dólares por causa disso.” “Ela vive ganhando dinheiro dos pais. Não gosto disso.”

O propósito deste livro é ajudar o casal a trabalhar como um time para ganhar e administrar o dinheiro, em vez de viver batalhando um contra o outro. O trabalho em equipe pressupõe a divisão dos lucros. Cada cônjuge é um beneficiário desse processo. O dinheiro deixa de ser um campo de batalha para se tornar um meio de ajudar ambos a obterem coisas que potencializarão o casamento. Já no primeiro capítulo, o autor retrata a importância da atitude pessoal em relação ao dinheiro, mostra que economizar é um sinal de sabedoria, pois estar preparado tanto para um período de dificuldade, quanto para momentos de fartura é uma virtude.

O livro nos dá ideias criativas para o uso do dinheiro, tais como: aproveitar ofertas; comprar artigos reciclados; aquisição sem custo (avisar aos amigos que vocês aceitam algumas coisas que eles não queiram mais, especialmente roupas de criança e brinquedos etc.); ofertas sazonais.

Importante também aprender uma regrinha básica: Viva de acordo com seus recursos! Em outras palavras: “Não gaste o dinheiro que você não tem”. Procurem também conversar e estabelecer quem é melhor para cuidar das contas. De qualquer modo, o grande perigo num relacionamento é não estabelecer princípios e simplesmente seguir o chavão popular “deixa a vida me levar, vida leva eu…”. Quem tem esta atitude fatalmente se verá diante da mesma crise financeira que se tornou o modo de vida de milhares de pessoas.

Aos leitores que se sentirem totalmente perdidos e já em meio ao caos financeiro, vale um alerta do autor: matriculem-se em um curso de administração financeira doméstica (talvez sua igreja ofereça algo assim), leiam livros sobre o assunto ou procurem a ajuda de um profissional.

Talvez uma combinação das três coisas seja a resposta ideal. Porém, não permita que o dinheiro continue comprometendo a solidez de seu casamento. Ele existe para ser um recurso, e não um elemento decisivo.

Aprender a lidar com o dinheiro de maneira responsável e satisfatória para ambos significa dar um passo imenso na promoção da saúde conjugal.

Gary Chapman

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo