sábado, 24 de dezembro de 2011

MINHA CASA MINHA VIDA

 "E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo." Neemias 1:3 
Neemias foi da Pérsia para Jerusalém, no quinto século antes de Cristo, para incentivar os judeus a reconstruíremas muralhas da cidade santa. Muitos judeus haviam voltado para sua terra nos 90 anos anteriores, mas sentiram-se inseguros devido ao estado péssimo dos muros de proteção ao redor de sua cidade principal. Neemias, um servo de Deus dedicado e capaz, fez uma vistoria, motivou os trabalhadores e organizou as obras. Os inimigos de Israel não gostaram disso. Quando não conseguiram impedir a construção, ficaram zangados e decidiram atacar Jerusalém. Fizeram esses planos no pior momento para os judeus, pois os trabalhadores estavam cansados e tentados a desistir. Neemias soube da ameaça e armou o povo para se defender. Ele percebeu a preocupação da população e desafiou o povo cansado a resistir aos inimigos: Nesta noite Jesus nos convida a uma inspeção nos muros da nossa casa, do nosso  casamento, da nossa família,

(Neemias 4:14). E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.

Lute pela família, o maior projeto de DEUS
Primeiro  DEUS criou o homem e disse:

(Gn 2:18) E disse o SENHOR Deus: Näo é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idónea para ele.

Depois DEUS criou a mulher e entregou-a ao homem e assim fez o primeiro casamento.  Formou a família quando disse: ‘... Sêde fecundos e multiplicai-vos. E a sociedade foi formada quando DEUS disse: “enchei a terra e sujeitai-a “.
 O casamento é portanto. A base da sociedade

(Gn 1:27 e 28). E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
  O casamento foi instituído por DEUS, portanto, não é um ato de conveniência humana.
Sendo assim o casamento é a base da Família, Igreja e Sociedade.
Abrange três pontos básicos:
Espiritual: Vida de relacionamento com DEUS, vida eterna. (Igreja)
Legal: Organização, respeito, educação, direitos. (Família)
Social: Leis,  ordem, sociedade.
Hoje Ele procura os homens, escondido por trás dos problemas, fugindo das Igrejas, correndo atrás de profecias ou sentados nos bancos esperando benção.

Ez (22:30)E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

 Irmãos precisamos sair do meio dos arbustos, cavernas, dos esconderijos de nós mesmos e nos apresentarmos diante daquele que nos chama JESUS CRISTOS, O FILHO DE DEUS. Muitas pessoas sente o desejo de  fazer missões, desejando ir aos Estados unidos, áfrica, índia, não precisa ir tão longe, comece por você. Você sabe por que seu filho, esposa, esposo, ainda não estão na Igreja, por que não estamos sendo servo do DEUS, conseguimos tudo, menos ser servos. Deus esta a procura de servos, existe coisas para serem feitas no seu lar, Igreja, bairro, cidade,

 Gn (3:9) Mas chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: onde estás?

Na família não existe só aconchego, encontramos  ciúmes, mágoa, frustração, negação e culpa.  No desejo de encontrar a felicidade, diante das necessidades de consumo, vende-se uma imagem de família muitas vezes diferente daquela realidade na qual ela está inserida. Ao desejo pessoal por acolhimento está também ligado aquele ideal familiar, cujo desenvolvimento de seus membros, e com ele as necessárias mudanças, o qual se torna um obstáculo para o indispensável relacionamento familiar.

(1 Pedro 5:8 ) Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leäo, buscando a quem possa tragar;

O homem que não serve a Deus prejudica a sua família. A mãe infiel guia os filhos no caminho errado.Você ama a sua família? Quer ver seus filhos no altar de DEUS? . Lute por seu lar!Seja Servo do Senhor na família.  Nisso reside o AMOR, a humildade, segurança, confiança em Deus com o Pai no céu!  Quando a criança, experimenta confiança, também é capacitado para confiar, amar, temer e servir.

A conhecida parábola do Filho Pródigo, conforme Lucas(15.11-32) nos relata o grande Amor do pai, oferece liberdade de decisão do filho mais novo, trabalhando o conflito do filho mais velho decorrente de ciúme e sentimento de ter sido injustiçado e reintegra ambos à comunhão familiar a partir do perdão, da reconciliação e bondade de Deus, este pai agiu como servo do Senhor.
 Família é dignificada como base da vida humana e fundamento da convivência. Essa função social é pressuposição para a função religiosa:
Em Jesus, isso vai até as últimas conseqüências, a ponto daquele filho que quer seguir Jesus, mas antes deseja sepultar o pai, ouve de Jesus o conselho: em.

Mateus  (8.21-22). E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.

 A felicidade é real porque vem de DEUS desde o princípio. As novelas e filmes não passam isto para a sociedade, porque não tem interesse de uma família ajustada, que não adoece com facilidade ou divorcia, levando as pessoas a comprar remédio sem esta doente ou  comprar moveis para o próximo casamento, a quem interessa a desorganização moral da família e da sociedade, ao inimigo de nossas almas, então chego à conclusão que somos todos inocentes, porque somos usados como ovelhas para o matadouro.
 De tal maneira que não percebemos a bênção para uma vida bem sucedida.
Seja servo na família, e sirva com a família ao Senhor na Igreja
É processo do crescer e amadurecer através da bondade de Deus e do amadurecimento pessoal das relações familiares, Significando muito mais a disposição para o amor e a confiança, para a gratidão e a renúncia, para o perdão e a transformação pessoal, uma ajuda concreta na situação vivencial da família.

SALMO (133:1) Oh! quäo bom e quão suave é que os irmãos vivam em uniäo.

Verifica-se que há uma tendência muito acentuada em se fazer separação entre a família e a igreja.
Apesar de serem instituições distintas, é preciso entender que não deve existir separação.
Dentre as instituições sociais, a família e a igreja podem ser consideradas indispensáveis dentro da conjuntura social.
Ser membro de uma família e ser membro da Igreja de Cristo é algo que deve ser profundamente valorizado e levado a sério.
Família e Igreja estão intimamente relacionadas. É impossível separar a família da Igreja ou esta daquela, sem trazer prejuízos a ambas.
 O descaso para com a Igreja revela  com a família,

 (I Timóteo 5.8). Mas, se alguém näo tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

O problema é que hoje a Igreja tem sido concebida por muitas famílias apenas como um local a ser visitado semanalmente, tornando-se algo muito distante da família. Alheias ao dia-a-dia da Igreja, suas dificuldades, propostas e desafios, muitas famílias valorizam apenas a Ceia e Batismo como só isso pudesse garantir a aprovação de Deus e as bênçãos para a família. Conforme o ensino geral da Palavra de Deus, podemos analisar a relação família e igreja na integração e a necessidade para adoração.

Ef (5.19-21). Falando entre vós em salmos, e hinos, e cánticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coraçäo; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Adoração pode ser uma experiên¬cia individual, mas deve ser também congregando na oração da manhã, Escola dominical e as demais atividades da Igreja,

 Hb (10.25). Näo deixando a nossa congregaçäo, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Congregada com o povo de Deus, a família tem maiores condições de prestar ao Senhor uma adoração mais profunda, envolvente, criativa e participativa.

 Cl (3.16). A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cánticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coraçäo.

A vida cristã deve ser marcada não apenas pela experiência vertical da comunhão com Deus, mas também pela horizontal: comunhão com os irmãos. Integrada à igreja, a família, usufrui das bênçãos da comunhão cristã  Importante para  missão de salvar almas e colocar os filhos no altar do senhor. Envolver a família em ministérios na Igreja local oferecendo diversas oportunidades para que a família sirva ao Senhor unida, em diversas atividades, música, ensino, teatro. É um excelente local para desenvolverem-se os talentos e dons, há muitas famílias que parecem não ter experimentado ainda esse aspecto do compromisso com a igreja. Esta integração é agradável pelas seguintes razões: Muitas mulheres sofrem a tristeza de saber que seus esposos não estão servindo o Senhor. Talvez você seja convertida a Cristo, mas seu esposo ainda resiste ao evangelho. O que fazer agora? Pedro responde a esta pergunta: "Do mesmo modo, esposas, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de suas esposas, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês"

(1 Pedro 3:1-2 ). Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns näo obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor.

 mulher devotada. Não tenta impressionar seu esposo com atitudes e modas mundanas.
Aqui estão algumas poucas sugestões específicas de como ajudar seu esposo a aceitar o Senhor:
1-Evite censurar e criticar.

(Provérbios 21:9). É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta.

Isto só fará com que ele desgoste de você e rejeite o Deus que você serve.
Agrade-o e mostre seu amor

  1 Coríntios (13:4-7 )O amor é sofredor, é benigno; o amor näo é invejoso; o amor näo trata com leviandade, näo se ensoberbece Näo se porta com indecência, näo busca os seus interesses, näo se irrita, näo suspeita mal  Näo folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A verdadeira cristã será uma esposa melhor do que antes. Ela estará mais atenta ao seu esposo e suas necessidades.
Ser  uma boa dona de casa.
 

(Tito 2:5). A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus näo seja blasfemada.

Seja diligente com o seu trabalho doméstico, cuide de sua família e continue a ler a Bíblia e a orar. É difícil, mas não impossível, conciliar estes vários deveres. 
 Submeta-se a seu esposo em tudo, desde que ele não exija que você desobedeça a Deus.

(Colossenses 3:18; Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

Mantenha seu auto-domínio e seja paciente

(Provérbios 16:32; Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ánimo do que aquele que toma uma cidade.

OBRIGAÇÕES DO CASAL SEGUNDO OS PRINCIPIOS BIBLICOS
O amor é o elo principal do relacionamento entre o marido e a mulher. Se não houver o amor tudo desaba. Este amor deve estar dominado pelo amor Ágape.
O marido deve amar sua esposa,

(Ef.5.25); Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

- A esposa deve amar o seu esposo.
 

(Tt 2.4). Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,

Esposo como agradar a sua esposa,
 

I Co 7.33 Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.
Zelando um ao outro.


(Ef 5.29); Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

Respeito.

(Ef 5.33); Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

- Um não é maior que o outro.

(1 Co 11.11; Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

Reconhecer o seu trabalho,

Pv (31.28-30) Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vä a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.

Ser fiel,
 

Mt 19.5 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mäe, e se unirá a sua mulher, e seräo dois numa só carne?

Viver com ela toda a vida,

Mt (19. 6 )Assim näo säo mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou näo o separe o homem
Filhos obedecei ao vossos pais,

Colossenses (3: 20) Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
Ore constantemente.


(1 Tessalonicenses 5:17). Orai sem cessa

Vivam debaixo da promessa de Deus, buscando sempre o cumprimento dessa promessa.

1 Pedro (3:9). O Senhor näo retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longánimo para conosco, näo querendo que alguns se percam, senäo que todos venham a arrepender-se.

Busquem ter uma visão de Deus, fale com Ele e obedeça-o.

AD

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo