terça-feira, 21 de junho de 2011

Suportar?

Fiquei perguntado para Deus: “Porque os conjugues se agridem e não se suportam ? Se casaram, é porque se amavam e queriam estar juntos a vida inteira.”

Quando acaba a paixão o próximo passo deveria ser o amor, porém nem sempre é assim que acontece. A paixão deixa as pessoas cegas, elas não vêem os defeitos uns dos outros,  acham tudo no outro lindo e maravilhoso, mas a paixão tem um tempo de vida. Quando a paixão morre as pessoas tem que escolher amar. Muitos casam envolvidos pela paixão, e quando ela acaba já é tarde, pois estão casados e então começam os problemas e agressões.

O propósito de Deus de transformação no casamento

A palavra ajudadora tem o sentido de oposto no hebraico. Oposto para completar. Quando casei, era meio avoado e relaxado. Minha esposa prestava atenção em tudo e era perfeccionista.  No começo essa diferença trouxe muita confusão e briga.Mas com o passar do tempo, fomos aprendendo um com o outro e fomos transformados. Esse é o plano de Deus, juntar pessoas diferentes para se ajudarem entre si e serem agentes de transformação nessa terra. Mas o oposto também trás oposição. Oposição é um ato contrário ao nosso e ninguém gosta de ser contrariado. Então, nesse caso, o oposto em vez ser um agente transformador, torna-se um agente contrário à pessoa tornando-se seu inimigo. Dessa forma um conjugue se põe contra o outro conjugue, representando um inimigo em vez de parceiro.
Veja como isso é comum em nossas vidas: os sexos são opostos, as vozes são diferentes – o homem tem a voz grossa e a mulher fina, a força física não são as mesmas – o homem é forte e a mulher delicada. Mas não é só isso... A mulher tem um jeito de ser todo diferente de ser do homem:

  
              

Tudo isso e muito mais, mostra que eles são opostos. Existem ainda as diferenças na formação familiar (educação), na cultura e no temperamento.

Educação familiar

Marido e mulher nunca tiveram a mesma formação familiar, portanto os conceitos familiares, os costumes, a maneira de falar um com outro, os padrões morais são diferentes. Talvez por isso Deus não aprovou o casamento entre parentes. Talvez Ele não quisesse que essa ferramenta de transformação fosse impedida.

Cultura

Cada pessoa adquire com o passar do tempo, um tipo de cultura, uns mais outros menos. As pessoas podem ser influenciadas por vários modelos de cultura, informações e conhecimentos. Gostam de culturas diferentes e se interessam mais por elas do que por outras culturas.

Temperamento

Cada pessoa nasce com um tipo de temperamento, que pode ser transformado para pior ou para melhor conforme a caminhada de sua vida. O plano de Deus é que seja para melhor.
Alguns são mais geniosos, outros são bem mais tranqüilos, outros são elétricos e não param. Alguns são tímidos, outros são espontâneos demais. Alguns são melancólicos, outros extrovertidos. Somos alegres, sérios, falamos a verdade sempre, somos quietos, falantes e muitas outras coisas, mas uma coisa todos tem em comum. Todos precisam de transformação.

Esses itens formam em nós o caráter e nossa maneira de ser. Portanto nunca somos iguais ao outro, somos opostos.  
Fui educado por pais liberais e minha esposa por um regime rígido. Abandonei a escola e detestava ler, enquanto ela estudou letras e lia sempre. Eu sempre fui tranqüilo e ela sempre foi exigente.
Misturou tudo isso, qual foi o resultado ? Briga todos os dias !!!!
Mas Deus diz em Ef 5:25-33 que a mulher deve respeitar o marido e o marido deve amar a esposa como se fosse a si mesmo. Ninguém num estado emocional normal se odeia e gosta de ser desrespeitado, portanto ninguém odiará o seu conjugue e nem o desrespeitará. Então porque não fazemos o que a Bíblia diz? Porque em vez de cosiderarmos o conjuge como um agente transformador usado por Deus, o consideramos como inimigo?
Por isso que muitos oram e nada acontece, então reclamam que a sua vida não está dando certo. Não dará certo mesmo, pois Deus não está ouvindo a oração e o conjugue está fazendo mal para si mesmo, pois está atingido na sua própria carne. É como se tudo o que fizesse voltasse para si mesmo. Em I Pd 3:7 a bíblia diz:

“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”

Mas existe uma solução: Quando o homem e a mulher usarem as diferenças para se ajudarem e não para se conflitarem, eles crescerão e irão longe. Serão prósperos, felizes, realizados, amantes (pois vão admirar um ao outro).
Aceitem as diferenças.

1 comentários:

tubalcain disse...

Amados, quando não ha submissão então vai ser um desafio. Quando a mulher acha que ela pode comandar então vamos ter crises; quando a mulher quer se afirma na força então vai ser uma batalha; quando no casamento não tem filhos tudo é fácil e permitido; mas sem Deus nada poderá ser feito; sem aceitação, não adiante fazer bíblias para casados; quando pastores que se afirmam como sexólogos, começa mentira ser adorno. Finalmente, eu creio, que existe um tempo tudo, mas se ficarem somente o marido e mulher, então é urgente a separação para que se possa evitar o pior. não vá penar que psicólogo, padres, pastores tem essa habilidade infalível. Eu passei por tais ventos e venci algumas tempestades e ainda me chamam de MACHÃO DOMINANTE.hallelujah.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma Mensagem Abençoadora Para Seu Irmão(ã)

  ©Família em Adoração - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo